4 de mar. de 2010

a origem de Baía Formosa

No  princípio era a floresta, com seu formato de estrela, suas lagoas, sua fauna e flora; eram as dunas, com sua vegetação nativa, suas areias douradas ; eram os rios, o mar...com seus peixes, lagostas, camarões e demais frutos. Os indios nativos, batizaram o lugar de ARETIPICABA nome de origem Tupi , de acordo com escritos de Câmara Cascudo.
De ara papagaio, e tibicaba tanque.
Temos portanto "Bebedouro dos Papagaios".
Curiosamente, no apógrafo espanhol da Biblioteca de Madri, existem  documentos disponíveis para pesquisa que não mencionam Aretipicaba e sim AZATIPATICANA. Já nos registros de Gabriel Soares de Souza, datados de 1587 , encontramos a seguinte descrição da costa local: " Entre um e outro rio está a enseada Aratipicaba, onde dos arrecifes para dentro entram naus francesas que fazem lá sua carga." Sabemos que a carga mencionada era o  Pau-brasil, e que nessa época, doze anos antes a fundação de Natal, já era habitada e também um promissor centro de produção.
No ano de 1612 o nome de Baía Formosa aparece pela primeira vez no mapa de "João Teixeira", enquanto que no mapa do holandês "Marcgrave" editado em 1643 , aparecem duas novas denominações para o lugar, Guaratapeiuba ou Baya Fermosa. Em meados do século XVII, quando deu-se por encerrado o corte Pau-brasil, Baía Formosa passou a ser área de pesca , "refrigério dos Albuquerques Maranhães e fazendeiros abastados das cercanias".
Em novembro de 1892, tornou-se município de Canguaretama. Em seguida foi construída a capela de Nossa Senhora da Conceição , e começaram as plantações de cereais, aumentaram a pesca, sobretudo de albacoras "abundantes e famosas pelo sabor, capturadas na técnica do corso".
Ainda segundo os registros de Câmara Cascudo; "o acontecimento mais lembrado na memória popular foi a matança de agosto de 1877" . Jõao de Albuquerque Maranhão Cunhaú (1835 - 1896), senhor do Engenho Estrela, latifundiário poderoso da região, foi a frente de grupo armado ao vilarejo desalojar todos os moradores, alegando posse indevida e dizendo-se propietário da enseada. E foi recebido pelo grupo de 14 pescadores "liderados por Francisco Magalhães " armados apenas com facas e cacetes,que enfrentaram em luta furiosa a escolta agressora em defesa de suas casas e famílias. Houveram seis mortes, incluindo a do filho do Sr. Cunhaú. Houve naquela época um processo e o próprio chefe de polícia Francisco Clementino de Vasconcelos Chaves, efetuou a prisão do acusado, mandante e participante da chacina. Submetido a júri em Canguaretama, foi absolvido em 1878.
No século XIX, no ano de 1894, apesar dos conflitos permanentes pelo domínio das terras da região, Baía Formosa já tinha uma povoação bastante elogiada, transformando-se oficialmente em  Vila no ano de 1953.
Mas apenas cinco anos depois, ganhou o título de cidade . Através da Lei 2.338, de 31 de dezembro de 1958 elevou-se a categoria de município, instalado já no dia 01 de janeiro de 1959. Assim sendo apesar de serem consideradas´propriedades privadas, os distritos do novo município passaram a ser: Pituba, Sagi, Coqueiro, Estreito e Pedrosa.

         (texto Nathalie Bernardo da Câmara ) 

2 comentários:

  1. Com tanta história bonita e significativa, temos uma que a mim muito incomoda. Diz respeito a maior lagoa de Baía Formosa, que se chama Araraquara (morada das araras) e é tratada por muitos como lagoa da coca-cola. Isso é, a meu ver, um desrespeito e representa um clássico exemplo de desprezo a tradição em nome de uma falsa modernidade globalizada.

    ResponderExcluir
  2. em fevereiro(2012) baia formosa vista sob outras lentes(olho de peixe, grande angular, tele)?
    aretipicaba.blogspot.com
    apareça(m)

    ResponderExcluir